Proteção das mãos
- Eng. Henrique Magalhães
- 21 de set. de 2022
- 1 min de leitura

Costumamos não nos lembrar de nossas próprias mãos, exceto quando nos machucamos. Neste momento, lembramos que elas são sensíveis. Infelizmente, os ferimentos nas mãos representam a maioria dos acidentes. Por isso, é preciso sempre usar luvas adequadas. Todo cuidado é pouco.
Pontos de atrito, superfícies rotativas, pontos de superaquecimento, máquinas automáticas, adornos e roupas largas, ferramentas manuais, isso sem contar, equipamentos defeituosos, ferramentas danificadas, locais de trabalho inadequados, cansaço e comportamentos de risco.
Suas mãos são preciosas. Elas são as suas Ferramentas naturais, com elas você faz praticamente tudo. Você só tem duas e elas são importantes para o seu sustento e o de sua família. Cuide das suas mãos.
Segundo dados levantados pelo Eng° Henrique Magalhães, mais de 40% dos acidentes ocupacionais registrados são nos membros superiores (mãos), em grande parte por cortes devido a não utilização de luvas de proteção ou por distração dos trabalhadores ao posicionarem suas mãos em locais de risco.

Nunca compartilhar equipamentos de proteção individual.
Só realizar atividades com total atenção no que está sendo feito.
Seguir todos os processos estabelecidos pela área de Segurança do Trabalho, mesmo que não tenha ocorrido acidente nesta situação.
Nunca utilizar máquinas e equipamentos que estejam com algum problema.
Nunca operar um equipamento que não domine 100% do seu funcionamento.
Estar atento sempre que movimentar uma carga, protegendo as mãos para que não fiquem presas.
Para manusear um produto químico, sempre utilizar a luva adequada para o procedimento seguro.
Em caso de dúvidas, não faça. Peça orientação!
Gostou desse conteúdo? Curta, comenta e compartilhe!
Commentaires